A ação das embocaduras

Como funcionam? O que podem causar? Por que meu cavalo abre a boca? Por que isso é ruim? Usar fechador de boca/focinheira adianta? Por que algumas posições de cabeça/pescoço são prejudiciais?

 M.V. Marina Fernandes F. Cervato

Cada tipo de embocadura exerce pressão em uma região diferente, e por sua vez cada região gera um reflexo do cavalo diferente. As áreas de pressão podem ser: barras, língua, comissuras, palato, chanfro, queixo e nuca. O uso indevido das embocaduras pode causar dor e desconforto ao cavalo.

Na foto 2 embocaduras diferentes sendo radiografadas:

Fig 3A. Bridão de argola, com nuca flexionada (cabeça na posição vertical). Pressão principal nas barras (também em língua e comissuras).

Quando há uso de pressão excessiva: efeito quebra-noz na língua e barras e pressão da ponta do bridão no palato. Causa dor e o cavalo abre a boca, movimenta a língua, pode dificultar a deglutição e o cavalo pode “babar” muito. Pode erguer a cabeça ou posicioná-la atrás da vertical para defesa.

Fig 3B. Bridão duplo articulado, nuca flexionada. Pressão principal na língua (também em barras e comissuras).

Quando há uso de pressão excessiva: dor na língua. O cavalo movimenta a língua, abre a boca, pode causar dificuldade de deglutição e o cavalo “babar” muito. Pode erguer a cabeça ou posicioná-la atrás da vertical para defesa.

Fig 3C. Nuca estendida, pescoço invertido. Pressão na comissura.

Embocadura perde a ação nas barras, podendo perder ou não a ação na língua, dependendo do modelo. A pressão concentrada na comissura faz com que o cavalo abra os lábios.

Quando há uso de pressão excessiva: dor na comissura e na língua. O cavalo movimenta a língua e os lábios, abre a boca, pode causar dificuldade de deglutição e o cavalo “babar” muito.

**Sobre o uso do martingal (na posição invertida do pescoço): “redireciona” a ação das rédeas quando o cavalo ergue a cabeça, para direcionar mais a pressão na direção de barras e menos na direção das comissuras, distribuindo melhor a pressão. Deve ser usado com muito cuidado, pois mal ajustado pode aumentar a severidade da embocadura e causar dor.

 

Por que meu cavalo abre a boca?

Sinal de dor e desconforto: pressão excessiva, largura ou espessura da embocadura incompatíveis com o tamanho do cavalo.

Um bridão muito grosso pode ocupar muito espaço dentro da boca de um cavalo, fazendo com que ele seja obrigado a manter a boca aberta. Um bridão muito estreito pode beliscar a comissura, e um bridão muito largo pode ficar muito solto dentro da boca, gerando desconforto.

Uma pressão excessiva ou muito longa nas rédeas pode causar dor, fazendo com que o cavalo abra a boca e se defenda.

 

Por que isso é ruim?

Dor e desconforto prejudicam o bem estar do animal e pode tirar a atenção do cavalo das ajudas, além de gerar comportamentos aversivos e sinais de estresse (corcovear, disparar, refugar, empinar, recuar, chacoalhar a cabeça, sudorese excessiva, murchar as orelhas, não abrir a boca para colocar a embocadura, comportamento agressivo ao selar o animal, entre outros).

Além de ser um indicador de desconforto, trabalhar com a boca aberta pode ter outras consequências. Os cavalos naturalmente se exercitam com a boca fechada. Alguns trabalhos científicos sugerem que quando o cavalo trabalha com os lábios abertos, isso pode gerar malefícios para o sistema respiratório.

Usar fechador de boca/focinheira adianta?

Impede o cavalo de se defender da dor abrindo a boca, fazendo com que procure outros mecanismos de defesa: inverter o pescoço e posicionar a cabeça acima da vertical, hiperflexionar a nuca e posicionar a cabeça atrás da vertical (encapotar), girar a cabeça/trabalhar com a cabeça torta.

Por que essas posições de cabeça e pescoço são prejudiciais?

Podem predispor o animal a lesões. Sobrecarrega articulações, ligamentos e tendões da coluna e membros anteriores. Impedem o flexionamento correto da coluna durante o trabalho, impossibilita o uso correto dos músculos abdominais, dos músculos lombares e dos posteriores. Pode causar desequilíbrios, tropeços, dificuldades em fazer curvas, dificuldades em parar o animal ou diminuir a velocidade, disparar/correr nas curvas por falta de equilíbrio, cavalo “cai nas espáduas”, alterações na mecânica de salto (cabeça alta durante a báscula de salto, joelho baixo, posteriores “presos”).

Cada cavalo tem suas particularidades, portanto devemos estar sempre atentos aos sinais que nos demonstram para corrigirmos problemas antes que interfiram na saúde e bem estar dos nossos animais. Nosso dever como proprietários, treinadores e veterinários é estar sempre buscando aprimorar nosso conhecimento sobre saúde, comportamento e equitação, a fim de estabelecer um relacionamento harmonioso com nossos cavalos.

Muitas vezes é difícil abraçar mudanças, mas com paciência e persistência sempre é possível encontrar um caminho que seja adequado tanto para nós quanto para nossos animais.

Para saber mais:

Fontes:

An Overview of Bits and Bitting

A Connection Between a Bit in the Horse’s Mouth, A Throttled Throat & Waterlogged Lungs

 

Radiographic study of bit position within the horse’s oral cavity

 

Researcher Evaluates Bit, Rein Interaction with Equine Mouth

Bitting: The Inside Story

Bitting Actions and Reactions

 

3 thoughts on “A ação das embocaduras”

  1. Por que tantos instrutores de hipismo mudam constantemente a embocadura de um mesmo cavalo?

    1. A escolha da embocadura, com um bom conhecimento teórico sobre seu funcionamento e sobre as bases da equitação, não necessita de grandes esforços. Ferramentas muito elaboradas geralmente são desnecessárias para bons equitadores, pois o que acontece na boca do cavalo é reflexo do condicionamento físico do resto de seu corpo e de seu estado mental. A boca é um termômetro, e não se resolve problemas se adicionando algo nela. Corrigindo desequilíbrios físicos e mentais se consegue um cavalo “leve”.

  2. Gostei muito da matéria.
    Eu adoro cavalo tenho vontade de me aperfeiçoar na doma .
    Não tenho condições de fazer um bom curso por isso procuro sempre a internet e essa matéria me abriu a mente para muitas coisas .
    Parabéns para quem a escreveu .

Os comentários estão fechados.