Princípios éticos

ÉTICA: o conjunto de valores morais para melhor conviver. Ética em relação aos cavalos e em relação a qualquer pessoa da comunidade equestre. 

É colocar as necessidades do cavalo antes das necessidades do homem em relação a práticas do esporte, trabalho e lazer. Buscar qual é o caminho viável para que as necessidades do cavalo, num quadro geral, sejam satisfeitas. É trabalhar de forma que o cavalo seja mais feliz e mais saudável porque estamos em sua vida, e não o oposto.

É basear minha opinião na minha experiência prática e em conteúdo teórico cientificamente embasado, de fontes atualizadas e confiáveis.

É não ser tendenciosa ao analisar métodos ou situações de acordo com o que me convém. É ser crítica comigo mesma mais do que em relação aos outros. Estar sempre aberta a novas informações, mesmo que desconstruam o que penso ser o correto.

É não expor ninguém e nenhum método para tentar me justificar, provar algo do meu trabalho ou para me beneficiar de alguma forma. É entender que a mudança vem do exemplo e da inspiração, e não da punição, ridicularização e demonização.

É entender que suas atitudes vão influenciar pessoas, e assumir a responsabilidade de exercer essa influência de forma honesta e bem embasada. Não divulgar opiniões e julgamentos sobre métodos e situações que você não tenha conhecimento suficiente sobre. E caso tenha esse conhecimento, somente exercer essa influência em casos de abusos e maus tratos, e não para autopromoção ou promoção de um método ou ferramenta. Discussões e reflexões são construtivas, julgamentos são destrutivos e consideram somente nossa percepção limitada da realidade.

É ter uma postura positiva dentro da comunidade equestre, gerando união e crescimento.

Nós cometemos erros. É impossível fugir deles 100% do tempo… Mas são esses valores que luto para seguir todos os dias. Algumas situações vão ser mais desafiadoras do que outras, mas acredito que buscar isso seja nossa responsabilidade. Será que se mais pessoas seguissem valores nossa comunidade equestre não seria muito mais forte e evoluída?

 

Por: Marina F F Cervato